Conteúdos em áudio está entre tendências do Marketing Digital em 2020

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Conteúdos em áudio está entre tendências do Marketing Digital em 2020

Além disso, a utilização de mensagens privadas pode ser destaque para pequenas e médias empresas

O Marketing Digital é sempre repleto de novidades e mudanças a todo ano! Em 2020 isso não seria diferente. A área tem crescido e atraído atenções cada vez maiores devido ao seu impacto na relação entre empresas e clientes.

Por isso, é sempre bom estar de olho e entender quais as ferramentas estão em alta e como se dá o processo de interação do usuário!

Confira algumas das promessas do Marketing Digital para 2020!

Ampliação da busca por voz

Com a popularização das pesquisas de voz, através de aplicativos como o Google Assistente, Cortana (Windows) e Siri (Apple), houve um aumento significativo nas pesquisas de voz. Segundo pesquisas, em 2020, cerca de 50% de todas as pesquisas serão feitas por voz impactando, assim, na forma como empresas de marketing lidam com o rankeamento de seus sites.

Isso porque, a estrutura semântica das pesquisas de voz é bem diferente das pesquisas clássicas realizadas através de desktops e smartphones. Ou seja, a estratégia SEO precisará passar por uma adaptação para que seja rankeada nesse novo sistema.

Alta da criação de conteúdos em áudio

Não é segredo que em 2019 presenciamos a popularização de conteúdos em áudio na internet como os podcasts, por exemplo. Assim como as pesquisas de voz, os conteúdos em áudio são mais ágeis, facilitando a experiência do usuário. O player de áudio faz com que o usuário possa ouvir o conteúdo e, simultaneamente, realizar outras tarefas normalmente. 

Google Meu Negócio em ascensão

A ferramenta gratuita do Google utilizada para divulgação de pequenas e médias empresas locais irá se consolidar no Brasil em 2020. Mensalmente a ferramenta tem ganhado novos recursos, o que leva especialistas a afirmarem que a funcionalidade está atraindo cada vez mais empresas que passaram a olhar pro Marketing Digital com outros olhos.

Com isso, haverá também uma maior competição pelas posições de destaques nas páginas de resposta do Google e Google Maps.

Pesquisa por imagem cada vez mais requisitada

As pesquisas se tornam uma grande fonte de novidades para o Marketing Digital em 2020 e as imagens não ficariam de fora dessa! Um printscreen pode ser ponto de partida para que um buscador encontre respostas para a pesquisa do usuário. 

Tudo isso pode ser possível com a ferramenta Pinterest Lens que permite ao usuário buscar um item que o interessou em alguma imagem em lojas virtuais com mais facilidade! Inserir tags e descrições nas imagens serão fundamentais para que os produtos sejam encontrados nas pesquisas por imagens!

Pesquisa por imagem cada vez mais requisitada

A nutrição de leads será cada vez maior através do uso de chats privados para a comunicação com o cliente. Sabemos que a interação através de mensagens diretos nas redes sociais tem sido eficaz para atrair a atenção a atenção de usuários. Essa tendência crescerá em 2020 com a expansão do uso do WhatsApp para esse recurso.

As newsletter tem sido substituída por mensagens em grupos de WhatsApp ou em listas de transmissão no aplicativo. Além disso, é possível que no próximo ano consigamos fazer a transação de dinheiro entre usuários, facilitando a conclusão de compras no e-commerce.

Novidades no mercado sempre surgem e é imprescindível que empresas e funcionários de Marketing Digital estejam antenados no que surge para garantir uma melhor experiência ao usuário. 

O que achou das novidades no Marketing Digital para 2020?

Bruno Oliveira
Social Media

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