Netflix adota botões de “like” e “dislike”

Agora ficou mais fácil avaliar seus títulos favoritos e aqueles não tão favoritos assim

Aos usuários assíduos da nossa querida Netflix que estão acostumados a dar uma olhada na avaliação por “estrelinhas” antes de escolher o que assistir, um aviso: despeçam-se delas e deixem o dedo calibrado para começar a avaliar com o famoso sistema do “thumbs up/down”, ou com o mais conhecido “like” e “dislike”.

Diferente, é claro, do objetivo que o precursor Facebook teve com esses botões, a Netflix garante que esse novo método não causará discórdias e só ajudará o serviço – e mais ainda seus usuários, a estabelecer uma avaliação mais eficiente e interativa de seus títulos.

Avaliação com estrelas não significa audiência:

A mudança surgiu, principalmente, para acabar com a confusão que muitos os usuários da Netflix tinham em relação às estrelas de avaliação da plataforma. Na verdade, aquelas estrelas não ditavam se o título era bom ou ruim, mas se aquele filme, série ou documentário era (ou não) compatível com o seu perfil/gosto.

Para os donos da marca, o sistema de avaliação por estrelas já estava “ultrapassado” e, mais ainda, fazia com que seus usuários não compreendessem o real significado daquelas avaliações.

Peguemos, por exemplo, o caso da estimada séria de drama político House Of Cards – ela é bem falada e avaliada pelos críticos –, no entanto, para um usuário da Netflix que não costuma assistir títulos com o tema “política”, a série poderia aparecer com apenas uma ou duas estrelas – já para aqueles que amam o tema e costumam assistir títulos correlacionados, a série apareceria avaliada com, no mínimo, quatro estrelas.

House Of Cards avaliada com 2 estrelas
Série House Of Cards com apenas 2 estrelas de compatibilidade

Melhorando a compatibilidade:

As atualizações no streaming não acabam por aí. A Netflix agora traz porcentagens para recomendar os conteúdos; ou seja, se algo for recomendado para você, é provável que esse filme, série, desenho ou documentário corresponda a 95% do que você gosta. Todos os conteúdos avaliados com menos de 50% de compatibilidade, não aparecerão para os usuários.

Orphan Black com 97% de compatibilidade
Série Orphan Black 97% de compatibilidade com o usuário

O vice-presidente de produtos da Netflix, Todd Yellin, afirmou que toda essa mudança demonstra a confiança que a companhia tem na opinião de seu público em relação à programação, já que essas relações são todas baseadas na planilha que os próprios fãs preenchem ao avaliar as atrações.

A gente adora a constante evolução da Netflix e já estamos utilizandos os novos botões de avaliação, e vocês?

Fernanda Martins é
Social Media na W3.0