Facebook em busca de uma Internet Global

A rede social contou com ajuda de Drones, Satélites e dados de 23 países

Com o objetivo de uma internet global, o Facebook mapeou onde milhões de pessoas vivem – a precisão conseguida pela rede social foi de 4,5 metros. Com a ajuda de satélites, drones e com os dados coletados de censo dos governos de 23 países, a empresa conseguiu criar uma grande base de dados com o mapeamento das pessoas ao redor do mundo.

Os dados que foram gerados a partir do mapeamento servem tanto para entendermos como os seres humanos estão distribuídos ao redor do mundo quanto para a empresa poder estabelecer seu objetivo: uma internet realmente GLOBAL.

A Diretora de parcerias estratégicas de inovação do Facebook, Janna Lewis, disse que os satélites são de grande importância, uma vez que os dados mostraram que a melhor forma de conectar as cidades é “tendo uma internet nos céus”. O objetivo é uma internet que seja verdadeiramente global e é possível começar a trabalhar nele através do uso de Drones de altas altitudes e satélites – que complementariam a estrutura já existente em terra.

Drones mapeando
(Foto: Divulgação/Facebook)

Por fim, com os dados de mapeamento que o Facebook conseguiu levantar, agora é possível identificar quais são as áreas que carecem mais dessa estrutura e priorizar, dessa maneira, essas regiões.

Ficamos na espera de um desfecho que englobe o maior número de pessoas possível nesse mundo incrível chamado: Internet.

 

Fernanda Martins é
Social Media na W3.0